Páginas

terça-feira, 13 de abril de 2010

Vida, coisinha complicada ela

Curioso, todos temos nossas ideias, pontos de vista, filosofias sobre a vida e como devemos percorrer esse caminho tão belo, sombrio e misterioso, repleto de paradoxos contestáveis porém imutáveis. Isso é algo interessante, apesar de gastarmos um tempo consideravelmente longo a esse pensamento sobre a vida nós não temos uma resposta concreta ou que possa ser considerada verdade.
Alguém realmente sabe o que significa estar vivo? A definição de vida pela ciência é a organização em meio ao caos que é capaz de se replicar ou reproduzir. Isso é mesmo a nossa vida? Sempre dizemos que nossa vida está um caos total, ou o mundo está um caos, nosso mundo próprio principalmente. Não podemos usar uma definição tão exata para uma coisa de abstrações estapafúrdias e incompreensíveis como a vida.
O maior problema para encontrar essa tão desejada resposta é que a vida não é igual para todos, humanos ou não. Cada ser, por mais parecido que seja com o outro e encontre-se no mesmo meio, é um indivíduo único, não pela sua aparência, mas por sua experiência. Não vamos complexar mais ainda esse assunto falando de todos os seres vivos, a dor de cabeça que isso causa já é bem grande se o assunto for somente a nossa vida.
Desde antes de deixarmos o ventre de nossa mãe as experiências pelas quais passamos variam de uma pessoa para outra, cada um afetando o ponto de vista e mudando a perspectiva com que a pessoa irá enxergar e encarar o mundo a sua volta. Por ser formada de experiências únicas ou que se passam com companhia, a vida é algo único para quem a possui, ou melhor, para quem está sendo levado pelo fluxo de momentos que a formam.
Quanto mais sentido tento encontrar, ou simplesmente uma resposta que possa me dizer o que é isso em que nos metemos e somos carregados durante um período curto de existência ínfima, mais eu chego à conclusão que essa resposta é diferente para cada um de nós. Não sou capaz de dizer o que é e não creio que alguém ainda incluso no fluxo de momentos seja.
A vida não é algo que se possa reduzir à apenas um sentido ou resposta, seu sentido misterioso está incluso em cada um dos momentos em que nos sentimos felizes, tristes, apaixonados, solitários e uma gama infinita de sensações a que somos expostos.
A morte inclusive tem um papel relevante na nossa definição de vida, sem ela não estaríamos vivos realmente, seríamos uma mera existência sem consciência do quanto cada segundo é especial e único.
Mas se for pra reduzir realmente o sentido dessa coisa tão maravilhosa, bem, eu diria que é viver cada segundo tentando aprender o máximo, pois não será um momento que irá repetir-se e, se possível, passar esses segundos com aqueles que fazem a vida aparentar ter um sentido.

2 comentários:

  1. Cada ser, por mais parecido que seja com o outro e encontre-se no mesmo meio, é um indivíduo único, não pela sua aparência, mas por sua experiência.

    liiindo!

    ResponderExcluir
  2. Sim,o ser humano é unico e,não xerox,legal gostei.

    ResponderExcluir