Páginas

sábado, 24 de abril de 2010

A grande estupidez de tentar dizer o que é sabedoria

Aqueles que rotulamos de sábios devem ter sabedoria o suficiente para admitirem que quanto mais aprendem mais percebem que nada sabem.

É engraçado como gostamos de achar presunçosamente que somos sábios, donos da verdade e da razão. Mesmo quando crianças achamos que sabemos muito sobre tudo, quando ainda não sabemos nada de nada, porém será que isso realmente muda?
Não importa o quanto envelheçamos, sempre estaremos aquém de ser sábios, podemos ser conhecedores de padrões de comportamento e sermos mais habilidosos na hora de mensurar e calcular resultados de ações, sejam estas nossas ou alheias. Isso é o que nós consideramos como sendo sabedoria e, outra tendência nossa que, se me permitem dizer é errônea, é dizer que sabedoria vem apenas conforme ficamos mais velhos.
O interessante sobre isto que chamamos de sabedoria é que não pode ser vista, sentida, medida ou calculada e ainda assim somos estúpidos o suficientes para tentar caracterizá-la e dizer que vem com o tempo. O tempo traz muitas coisas, muitas experiências, variando em intensidade e em quanta bagagem elas adicionarão a nossa mala da vida. Quanto mais intensas, mais bagagem elas nos dão para carregar, quanto mais bagagem, maior também será o conteúdo. Porém não adianta nada se esse conteúdo for originado de mesmos pontos de vista.
Os pontos de vista são importantes quando o assunto é dizer o que é como se adquire sabedoria. Quanto maior a quantidade de visões diferentes a que formos expostos, maior e mais variado será o conteúdo da bagagem que carregaremos. Essa bagagem irá definir se seremos considerados sábios ou tolos. Ou tolos por cometer o erro de considerar a nós mesmos como sendo sábios.
A grande problemática da sabedoria é que ela é intitulada e rotulada por pessoas que não a possuem e sequer sabemos o que ela é. Mas ainda assim estou sendo idiota e tolamente presunçoso ao tentar defini-la através de palavras sem que sequer compartilham da qualidade do assunto aqui discutido.
Porém tentarei aqui dizer o que realmente é a sabedoria, ela é simplesmente o uso que fazemos do conhecimento dado por nossas experiências. Sabedoria é o uso racional do conhecimento a fim de obter-se um resultado positivo, ou não, relacionado a algum certo algo. E não é a idade quem ditará o quão sábio somos. Às vezes quando novos somos mais sábios do que quando envelhecemos. Ou alguém velho pode não ser tão sábio quanto alguém mais novo que foi obrigado a explorar e aproveitar o conteúdo de sua bagagem com mais profundidade e esmero.
A sabedoria é aquele conhecimento que temos sobre tudo de nada que nos ajuda a entender, prever, calcular ou arquitetar o que nos aguarda na nossa jornada de recolhimento de bagagem, vulga vida.

Um comentário:

  1. Concordo,sabedoria adquirimos nas pequenas coisas ,que passam pela nossa vida,basta observar,não pare de escrever.CG.

    ResponderExcluir